Seguidores

sexta-feira, 31 de março de 2017

Os "klones" do Centaur (BOOSTER)

Os "klones" do Centaur


Lançado em 1994, pela Klon, o Centaur Professional Overdrive continua sendo, 23 anos após o seu surgimento, o pedal mais aclamado pelos guitarristas de todo o mundo. Desenvolvido e feito à mão pelo projetista norte-americano Bill Finnegan, o modelo pode ser visto nos pedalboards de muitos dos maiores guitarristas do planeta.

"Gold" Centaur

Frequentemente intitulado "rei dos transparent overdrives", pode-se dizer que o Centaur deu origem a esta subcategoria de pedais. O modelo trata-se, em essência, de um booster extremamente versátil. Na prática, o Centaur pode atuar tanto como overdrive, quanto como clean booster, mas brilha de verdade quando é usado para ajudar a moldar o som de um setup, funcionando como um preamp booster.  A ideia aqui é proporcionar um ajuste fino do som, mas sem alterar excessivamente o timbre original.

Inspirado na riqueza harmônica resultante de um amplificador Fender Twin Reverb trabalhando entre os volumes 6 e 7, o modelo emprega clipagem de diodos e tende a reforçar razoavelmente as frequências médias do som original. Diferentemente de outro clássico, o Tube Screamer, o som do Centaur é mais aberto, não apresenta perda significativa das frequências mais graves, nem um médio tão proeminente como o daquele, além de funcionar excepcionalmente bem como um preamp/clean booster.


O ataque dos "klones"

Devido ao seu enorme sucesso "de crítica e público", o Centaur é hoje um dos pedais mais clonados do mercado. Fenômeno que acabaria levando seu criador, Bill Finnegan, a descontinuar o modelo. Neste artigo destacaremos 10 modelos para você comparar e avaliar. Incluindo também o KTR, versão compacta do original feita pelo próprio Finnegan. São eles:

1) JHS Klon Clone
2) Monsterpiece Fuzz Stud Overdrive
3) Velvet Pedals Minotaur 
4) Klon KTR
5) Fredric Effects Zombie Klone 
6) Pedal Monsters Klon Klone
7) ARC Effects Klone V2
8) Electro-Harmonix Soul Food
9) J. Rockett Audio Designs Archer 
10) Wampler Tumnus 


1) JHS Klon Clone (c. 2010)

Com o sugestivo nome de Klon Clone, mas também conhecido pelo não menos criativo nome de Klon Replica, a versão da JHS é reconhecidamente um dos mais conceituados "klones" do Centaur. No entanto, o modelo foi  descontinuado em 2012, com o lançamento do KTR, pela Klon, graças a um acordo feito entre a JHS e Bill Finnegan.


JHS Klon Clone vs "Gold" Centaur


2) Monsterpiece Fuzz Stud Overdrive (c. 2011)

Este modelo apresenta o diferencial de contar com uma minichave do tipo "liga-desliga" para bateria, assim não é necessário desplugar o jack de entrada do pedal quando o setup não estiver sendo usado, evitando que a bateria fique descarregada.


"Silver"Centaur vs Stud Overdrive


3) Velvet Pedals Minotaur (c.2011)

Batizado com o nome de outro ser mitológico, o Minotaur - tal qual o Centaur - também exibe o desenho da criatura que lhe dá nome em seu chassi. Apesar do modelo contar com um sistema de bypass bufferizado, como o original, a Velvet Pedals também aceita encomendas para versões com bypass verdadeiro.

Minotaur vs Centaur


4) Klon KTR (2012)

Desenvolvido pelo próprio Bill Finnegan, o KTR é basicamente uma versão menor do modelo original, com bypass selecionável (verdadeiro ou ativo) e fonte padrão Boss de 9v DC. Quanto ao significado da sigla KTR, Finnegan não se pronunciou, mas há quem aposte em "Klon The Reissue"...

Klon KTR vs "Silver" and "Gold" Centaurs


5) Fredric Effects Zombie Klone (c.2012)

Versão inglesa do Centaur, o Zombie Klone pode ser encontrado em formatos compactos, nos padrões "Z.Vex" (MkI) e "Xotic" (MkII).

Zombie Klone vs Klon KTR


6) Pedal Monsters Klon Klone (c. 2012)

Diferentemente do original, o Klon Klone oferece chaveamento true bypass, um atributo desejado por muitos guitarristas.




7) ARC Effects Klone V2 (c.2013)

Este modelo apresenta como diferencial, em relação ao seu antecessor - o ARC Effects Klone (c.2012) - um DIP switch interno que permite adicionar um reforço para as frequências mais graves ao som original, aumentando ainda mais a versatilidade do pedal.

Klone V2 vs Centaur


8) Electro-Harmonix Soul Food (2014)

Versão compacta e bem mais acessível do Centaur, feita pela Electro-Harmonix, de Mike Matthews. Possivelmente é o modelo com melhor relação custo-benefício dentre os citados. Assim como o KTR, oferece bypass selecionável, neste caso, por meio de uma chave interna.


"Silver" Centaur vs E-H Soul Food


9) J. Rockett Audio Designs Archer (c. 2014)

Para quem não sabe, a J. Rockett Audio Designs foi a empresa que trabalhou em parceria com a Klon, de Bill Finnegan, na produção do Klon KTR. Após Bill resolver descontinuar o modelo, a J.RAD passou a fabricar sua própria versão do pedal e lançou-o com o nome de Archer. Disponível nas versões "prata" e "ouro" (Ikon) - de forma similar ao Centaur original -, o Archer conta com um desenho de um centauro arqueiro em seu chassi. É considerado por muitos como a cópia mais fiel já lançada do Centaur.

Archer vs Centaur

10) Wampler Tumnus (c. 2015)

A versão de Brian Wampler para o Centaur conta com o diferencial de apresentar o formato reduzido de minipedal, sendo especialmente indicado para pedalboards já lotados ou para miniboards.

Tumulus vs Centaur

É bom lembrar que além dos modelos citados acima existem vários outros exemplos de clones do Centaur.


Versões brasileiras

Entre as versões brasileiras do efeito podemos citar os modelos:

- Collateral FX Klone, feito por Guilherme Nunes.


Analog Man King of Tone vs Collateral FX Klone


- TomTone Custom Effects Klone Sagitarius 

TomTone Custom Effects Klone Sagitarius 


EFX Custom Effects Kloned Centaur, feito por Eugenio Gregório.


EFX Custom Effects Kloned Centaur


Comparando diferentes modelos


E, para concluir, um vídeo bem bacana do "That Pedal Show", de Daniel Steinhardt (TheGigRig) e Mick Taylor (Guitarist magazine), comparando diferentes "klones" (Archers, Tumnus, Soul Food e RYRA Klone) com os lendários Centaurs originais da Klon - as versões "Silver" e "Gold".


That Pedal Show - Klons, Archers, Tumnus, Soul Food & Klone. What Do We Think?


Leia também o artigo sobre overdrives "transparentes" acessando o link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário