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quinta-feira, 16 de março de 2017

A "família" Tone Bender (FUZZ)

A família
TONE BENDER

Tone Bender "MKI"

Projetado por Gary Stewart Hurst e lançado em 1965, o Tone Bender foi a resposta britânica ao pioneiro Fuzz-Tone norte-americano.

O modelo foi desenvolvido por Hurst a partir de modificações feitas justamente em um Fuzz-Tone, de propriedade de um famoso guitarrista inglês da época (ainda hoje há dúvidas se trata-se de Vic Flick - do "James Bond Theme" - ou de Big Jim Sullivan - outro requisitado guitarrista de estúdio de então). Como o pedal não correspondia às expectativas do dono, ele acabou sendo levado para Hurst, que foi incumbido de modificá-lo para produzir um som mais encorpado e com maior capacidade de sustentação. Das modificações realizadas nasceria um novo modelo: o Tone Bender.

Gary Hurst 

O modelo acabou tornando-se um clássico e foi comercializado em numerosas versões, com diferentes nomes e sob diversas marcas.

Entre os modelos originalmente lançados pela Sola Sound (Colorsound) estão:

- Tone Bender "MK I"
- Tone Bender "MK 1.5"
- Tone Bender Professional MK II
- Tone Bender Mark III
- Tone Bender Mark IV
- Tone-Bender Fuzz
- Supa Tone Bender
- Jumbo Tone Bender


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SOLA SOUND TONE BENDER "MKI" (1965) 

Podemos considerar a primeira versão do Tone Bender - que depois passaria a ser conhecida como "MK I" - como sendo, em essência, uma versão modificada do Maestro FZ-1 Fuzz-Tone. O modelo apresenta 03 transistores de germânio (originalmente, 01 Mullard OC75 e 02 Texas Instruments 2G381) e chaveamento true bypass. As primeiras unidades apresentavam chassi de madeira e foram vendidas  diretamente por Gary Hurst, em meados de 1965.

Tone Bender "MK I" original, com chassi de madeira

Logo em seguida o modelo passou a utilizar um chassi de metal e a ser comercializado pela Musical Exchange, a lendária loja de instrumentos musicais dos irmãos Macari, em Londres.

Tone Bender "MKI"

O "MKI" também foi comercializado pela RotoSound com o nome de Fuzz Box 
Rotosound Fuzz Box "MKI"
e pela Marshall como SupaFuzz.

um raríssimo Marshall SupaFuzz com circuito de "MK I"

O modelo foi usado, entre outros, por Jeff Beck (The Yardbirds), Pete Townshend (The Who), Mick Ronson (David Bowie) e Paul McCartney (The Beatles).

Paul McCartney no estúdio com um  Tone Bender "MK I"
Entre clones, réplicas e pedais derivados podemos citar os modelos JMI Tone Bender MK I, D*A*M Tone Bender MK I, Black Cat Custom MKI Britannia e British Pedal Company Tone Bender MKI.

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SOLA SOUND TONE BENDER "MK1.5" (1966)

Apresenta um circuito similar ao de um Fuzz Face, com 02 transistores de germânio (02 Mullard OC75). Este modelo de transição entre o "MKI" e o MKII, não recebeu nenhuma nomenclatura especial na época, porém, mais tarde, passaria a ser conhecido como Tone Bender "MK1.5". O modelo começou a ser comercializado em fevereiro de 1966, e relativamente poucas unidades desta versão foram produzidas na Inglaterra.

 
Tone Bender "MK 1.5"

O modelo também foi produzido na Itália para a Thomas Organ ("US Vox") nas versões V828 e V8281 Tone Bender.


Vox V828 Tone Benders
Vox V8281 Tone Bender

A empresa italiana Jen também comercializou o modelo com os nomes de Fuzz e Tone Bender.

Jen Fuzz

Ele também foi vendido com o nome de Fuzz, sob as marcas Elka, Luxor e Unicord.

Os modelos italianos apesar de apresentarem um circuito similar ao do modelo original inglês, utilizam componentes com diferentes valores e outros tipos de transistores (geralmente, SFT), além de usarem PCB e, por isso, tendem a soar diferentes, apresentando um som menos encorpado e mais "ardido".

Também foi comercializado como Rangemaster Fuzzbug. 

Rangemaster Fuzzbug "MK 1.5"

O "MK 1.5" (ou alguma de suas versões), já foi usado, entre outros, por Andrew Stockdale (Wolfmother), Billy Corgan (The Smashing Pumpkins) e Guilherme Held (Criolo).

pedalboard de Andrew Stockdale (Wolfmother), com destaque para o seu Vox Tone Bender.

Clones, réplicas e modelos derivados: JMI Tone Bender MK 1.5, Analog Man Sun Bender, Sola Sound Tone Bender MK 1.5 (D*A*M reissue), Black Cat Custom MK 1.5 AmericanoBritish Pedal Company Tone Bender MK1.5 e Deep Trip Kryptone.

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SOLA SOUND TONE BENDER PROFESSIONAL MKII (1966)

Apresenta um circuito com 03 transistores (03 Mullard OC75 ou OC81D), baseado no "MK1.5", mas com um estágio de ganho adicional.

Tone Bender Professional MKII

Também foi vendido como Marshall SupaFuzzVox Tone Bender Professional MK II, RotoSound Fuzz Box 


Marshall SupaFuzz "MK II", Vox Tone Bender Professional MK II e  RotoSound Fuzz Box  "MK II"

Rangemaster Fuzzbug
Rangemaster Fuzzbug "MK II"

O modelo foi reeditado nos anos 1990, pela Vox, em uma versão feita à mão por Dick Denney, o criador do famoso combo Vox AC30. Em 2009, a Macari's Musical Instruments lançou uma reedição do modelo feita pela D*A*M Pedals.

O MKII foi usado por Dan Auerbach (The Black Keys), Jeff Beck (The Yardbirds), Jimmy Page (Led Zeppelin) e Joe Perry (Aerosmith), entre outros.

pedalboard de Joe Perry (2016)

Clones, réplicas e modelos derivados: JMI Tone Bender Professional MKII, D*A*M Professional MKII, Black Cat Custom Professional MKII, Deep Trip HellbenderMG Music Tony Tender, Lovepedal Bonetender e British Pedal Company Tone Bender Professional MKII, Menatone The Pork Bender, entre outros.

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SOLA SOUND TONE BENDER MARK III (1968)

Mark III, assim como o MK II, é uma versão com 03 transistores de germânio. Ele foi o primeiro modelo de Tone Bender a oferecer um controle de tonalidade, tornando-se um fuzz mais versátil que seus antecessores. A maioria das unidades fabricadas deste modelo foi comercializada sob a marca Vox

Tone Bender Mark III

O mesmo circuito pode ser encontrado no Park Fuzz Sound 
Park Fuzz Sound "Mark III"
 e no RotoSound Fuzz Box, que tornou-se famoso por ter sido usado por Jimmy Page (Led Zeppelin).

Jimmy Page com seu RotoSound Fuzz Box "Mark III", com 3 knobs

Na mesma época, também foi lançada uma versão mais rara do modelo, com apenas 02 knobs e com um circuito com 04 transistores de silício.

Tone Bender Mark III (2-knob version)

Aparentemente, ela também foi comercializada como Park Fuzz Sound.

Park Fuzz Sound "Mark III" (2-knob version)

A versão clássica do Mark III, que inclui um controle de tonalidade, é provavelmente o modelo de Tone Bender mais copiado de todos, tendo inspirado inúmeros modelos derivados produzidos por fabricantes conceituados, como Fulltone (Soul-Bender), EarthQuaker Devices (Tone Reaper e Park Fuzz Sound/ "Colby Fuzz"), JHS Pedals (Firefly Fuzz) e Analog Man (Sun Bender MK IV). Além de réplicas, como o JMI Tone Bender Mark III, o British Pedal Company Tone Bender Mark III e o RotoSound RFB1 Fuzz.
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SOLA SOUND TONE BENDER MARK IV (c.1969)

Mark IV é essencialmente um Mark III em um chassi diferente, menor.

Tone Bender Mark IV

Também foi comercializado como Carlsbro Fuzz.


Carlsbro Fuzz

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SOLA SOUND TONE-BENDER FUZZ (c.1970)

Por volta de 1971, o Mark IV teria a sua arte gráfica alterada, sendo renomeado como Tone-Bender Fuzz. Logo o modelo passaria a contar com transistores de silício em vez dos originais transistores de germânio dos modelos anteriores.

Sola Sound Tone-Bender Fuzz
(ou Tone-Bender Fuzz V.1)


Em meados dos anos 1970, ele passou a ser comercializado também em outro chassi com o nome de CSL Super Fuzz.
CSL Super Fuzz

Tone-Bender Fuzz é o modelo usado pelo baixista Justin Chancellor, da banda Tool.

pedalboard de Justin Chancellor (Tool)
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COLORSOUND TONE-BENDER FUZZ (c.1973)

Diferentemente da versão com a marca Sola Sound, este modelo apresenta um controle com a inscrição tone em vez de treble-bass e o escrito Tone-Bender acima do footswitch, além de um chassi mais largo. O circuito aparentemente é uma versão simplificada do Electro-Harmonix Big Muff π - versão Red and Black "transistor"- , com 03 transistores (que mais tarde também seria utilizado no modelo Jumbo Tone Bender).

Colorsound Tone-Bender Fuzz
(ou Tone-Bender Fuzz V.2)



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COLORSOUND SUPA TONE BENDER (1973)

Modelo com 04 transistores de silício, baseado no Electro-Harmonix Big Muff π "Ram's Head" (V.1)

Supa Tone Bender

Também chegou a ser produzido numa versão com 03 transistores, similar ao Colorsound Tone-Bender Fuzz e ao Jumbo Tone Bender (V.2).

É o modelo usado por Jonny Buckland (Coldplay) e por Steve Hackett (Genesis).

pedais de Steve Hackett (Genesis) - "Lamb-era"

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COLORSOUND JUMBO TONE BENDER (c.1975)

Apresenta um circuito com 03 transistores, que pode ser considerado basicamente uma versão simplificada do E-H Big Muff π.

Jumbo Tone Bender

Foi comercializado com diferentes chassis e nomes, entre eles B&M (Champion) Fuzz, B&M Fuzz Unit, CMI Fuzz Unit, G.B. Fuzz ou Fuzz Unit, Pro Traffic Fuzz Unit Eurotec Black Box Fuzz ModuleSeu circuito também foi utilizado no modelo Colorsound Supa Wah-Fuzz-Swell.


Colorsound Supa Wah-Fuzz-Swell

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DISCOGRAFIA SELECIONADA



-"Heart Full of Soul" (Having a Rave Up with The Yardbirds, 1965), The Yardbirds


"Over Under Sideways Down" (Yardbirds, 1966), The Yardbirds


 "Beck's Bolero" (Truth, 1968), Jeff Beck


"Communication Breakdown" (Led Zeppelin, 1969), Led Zeppelin


"The Man Who Sold the World" (idem, 1970), David Bowie;


"Star" (The Rise and Fall of Ziggy Stardust and The Spiders from Mars, 1972), David Bowie


"Firth of Fifth" (Selling England by the Pound, 1973), Genesis


 "Spectral Mornings" (idem, 1979), Steve Hackett


 "Woman" (Wolfmother, 2005), Wolfmother








3 comentários:

  1. Excelente post como sempre! Tempos atrás estava assistindo ao canal History Channel no programa Pawn Stars (Trato Feito, sobre o cotidiano numa loja de penhores em Las Vegas) e Vic Flick apareceu por lá vendendo sua 1961 Fender Stratocaster com a qual gravou, entre outras milhares de coisas, o tema do 007.
    Vê lá, é a partir de 2:53
    https://www.youtube.com/watch?v=6pQ-A6YPTvw

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  2. Muito legal a matéria, deu uma esclarecida na minha mente
    abc

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