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quarta-feira, 8 de junho de 2016

ERRATA - "Efeitos: para guitarra e outros instrumentos - VOL. 2" (LIVRO DE EFEITOS)

ERRATA 

Efeitos (volume 2)

Capítulo 1 – Efeitos de Modulação

1. Na página 27, em "Pedais de Tremolo", onde se lê "(...) o DeArmond Trem-Trol 800, ainda nos anos 1940, que apresentava um pedal de expressão integrado, possibilitando a alteração de velocidade da modulação em tempo real. (...)", leia-se "(...) o DeArmond Trem-Trol 800, ainda nos anos 1940, que tratava-se basicamente de um pedal de volume com uma unidade de tremolo eletromecânico integrada, ou seja, numa mesma unidade. (...)".

2. Na página 68, em "Tipos de Chorus", "Quanto ao tipo de saída", no trecho sobre "Chorus estéreo", este pode ser basicamente de 3 tipos (e não apenas 2). O primeiro tipo, "wet/dry", está correto. O segundo tipo, descrito na sequência, é na verdade o chamado "pseudo-stereo", no qual a linha de delay modulado encontra-se fora de fase em um dos canais. E o terceiro tipo seria, este sim, o "true stereo", encontrado apenas em modelos de chorus de múltiplas vozes, que pressupõe o emprego de pelo menos 2 linhas de delays modulados, produzindo cada uma delas um efeito distinto no panorama sonoro. Exemplo: Boss DC-2 Dimension C.

Capítulo 2 – Efeitos de Ambiência e Repetição

3. Na página 93, no item Way Huge WHE707 Supa-Puss, onde se lê “(…) modulation (com controles de depth e speed) e modo subdivision (…)”, leia-se “(…) modulation (com controles de depth e speed), gain, tone e os modos subdivision e chase (…)”;

4. Na página 116, e “Reverb de placa” > “Parâmetros básicos”, no item DECAY TIME (REVERB TIME), onde se lê “(…) pode ser ajustado por meio de um sistema físico de amortecimento, com a utilização de uma almofada de feltro”, leia-se “(…) pode ser alterado por meio de um sistema físico de amortecimento, que geralmente emprega um abafador de feltro ajustável”;

5. Na página 119, em “Reverb de Algoritmos”, na linha 4, onde se lê “(…) empregam múltiplas linhas de delay digital, com diferentes tempos de atraso, que são sobrepostas, gerando um aumento na densidade do eco, permitindo recriar assim o efeito de reverberação desejado”, leia-se “(…) empregam múltiplas linhas de delay digital, com diferentes tempos de atraso, que são sobrepostas, permitindo recriar assim o efeito de reverberação desejado”;

6. Na página 119, na nota de rodapé, onde se lê “Algoritimos são procedimentos bseados em cálculos (…)”, leia-se “Algoritmos são procedimentos baseados em cálculos (…)”;

7. Na página 122, na linha 11, onde se lê “(…) e eco digital de até 2000 ms”, leia-se “(…) e delay digital de até 2000 ms”;

Apêndices

8. Na página 184, na segunda linha, onde se lê “(…) permitindo a combinação de diferentes efeitos em camadas”, leia-se “(…) permitindo também a combinação de diferentes efeitos em camadas”;

9. Na página 193, na linha 21, onde se lê “(…) MXR M-113 Digital Delay (c. 1977)”, leia-se “(…) MXR M-113 Digital Delay (1976)”.


Datas de Modelos

Como a pesquisa para o livro inclui apenas os dados acessíveis até a sua impressão (2015), somente as fontes disponíveis até aquele ano foram utilizadas. Tendo sido o acesso a novas fontes possível a partir de então, estaremos sempre atualizando por meio de erratas (inclusive pelo blog efeitosparaguitarra.blogspot.com) as devidas correções quanto às datas de lançamento dos modelos citados. Até o momento as alterações são as seguintes:

Flanger

- Electro-Harmonix Electric Mistress (c.1976) - neste caso, o Electric Mistress passa então a disputar com o MXR M-117 Flanger o título de primeiro flanger a ser comercializado no formato de pedal.

- A/DA Flanger (1978) - tendo sido lançado, portanto, após o Electric Mistress e o Boss BF-1 Flanger.

Chorus

- TC Electronic Stereo Chorus + Pitch Modulation & Flanger (1976) - logo, o modelo foi lançado no mesmo ano do Boss CE-1 Chorus Ensemble, e antes do Electro-Harmonix The Clone Theory (1977) e do MXR M-134 Stereo Chorus (1978).


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