BIG MUFF π
e suas versões
e suas versões
Originalmente projetado por Bob Myer, em parceria com Mike Matthews, fundador da Electro-Harmonix, o pedal de fuzz Big Muff π foi lançado por volta de 1969, nos Estados Unidos. Adotado como peça essencial no setup de guitarristas influentes, como David Gilmour e Jack White, o Big Muff continua sendo um dos pedais mais aclamados da atualidade.
Ao longo dos anos, o modelo foi disponibilizado em inúmeras versões, apresentando componentes com diferentes valores, intensidade de ganho variável e alterações mais, ou menos, perceptíveis em sua curva de equalização.
Segue abaixo uma relação das versões mais utilizadas por músicos de renome desde o seu lançamento:
Big Muffs "vintages"
Versões lançadas nas décadas de 1970 e 1980, nos Estados Unidos.
- Triangle (c.1969): é o Big Muff original, em sua primeira versão. O Triangle, apesar das variações sonoras que podem ser observadas de uma unidade para outra, tende a apresentar uma sonoridade mais articulada e orgânica, quando comparado com versões posteriores do modelo. Em geral, apresenta médios escavados, brilho acentuado, menos graves que o modelo Ram's Head e bastante sustain, Funciona muito bem quando somado a booster-overdrives (como os modelos Tube Driver e Power Boost, por exemplo). Usado por Carlos Santana, David Gilmour (Pink Floyd), J Mascis (Dinossauro Jr.), John Lennon, Kevin Shields (My Bloody Valentine), Steve Howe (Yes) e Tony Peluso (The Carpenters).
Versões lançadas nas décadas de 1970 e 1980, nos Estados Unidos.
- Triangle (c.1969): é o Big Muff original, em sua primeira versão. O Triangle, apesar das variações sonoras que podem ser observadas de uma unidade para outra, tende a apresentar uma sonoridade mais articulada e orgânica, quando comparado com versões posteriores do modelo. Em geral, apresenta médios escavados, brilho acentuado, menos graves que o modelo Ram's Head e bastante sustain, Funciona muito bem quando somado a booster-overdrives (como os modelos Tube Driver e Power Boost, por exemplo). Usado por Carlos Santana, David Gilmour (Pink Floyd), J Mascis (Dinossauro Jr.), John Lennon, Kevin Shields (My Bloody Valentine), Steve Howe (Yes) e Tony Peluso (The Carpenters).
Triangle
- Ram's Head (c.1973): possui uma sonoridade similar a do Triangle, geralmente com um pouco mais de graves, ganho e brilho. Foi comercializado em versões com as letras em vermelho/preto e violeta ("Violet" Ram's Head). Usado por David Gilmour (Pink Floyd), Ernie Isley (Isley Brothers) e J Mascis (Dinossauro Jr.).
Ram's Head
- Red and Black "transistor" (c.1976): tende a oferecer uma sonoridade um pouco mais agressiva que o Ram's Head. Seu chassi apresenta os escritos on/off (power switch) acima do controle tone. Foi usado por Frank Zappa e Pete Townshend (The Who).
- Red and Black "transistor" (c.1976): tende a oferecer uma sonoridade um pouco mais agressiva que o Ram's Head. Seu chassi apresenta os escritos on/off (power switch) acima do controle tone. Foi usado por Frank Zappa e Pete Townshend (The Who).
Red and Black (com power switch) |
- Red and Black "op-amp tone-bypass"(c.1978): similar ao Red and Black "op-amp", mas oferece a chave tone-bypass, que permite remover o circuito de tonalidade do efeito. O chassi apresenta a inscrição tone-bypass acima do controle tone.
- Red and Black "transistor tone-bypass" (c.1980): similar ao Red and Black "transistor", porém com a chave tone-bypass, que permite remover o circuito de tonalidade do efeito. O chassi apresenta a inscrição tone-bypass acima do controle tone.
Big Muffs "russos"
Versões lançadas na década de 1990, na Rússia.
- Civil War (c.1991): possui uma sonoridade com médios e graves reforçados. Usado por David Gilmour (Pink Floyd), John Fogerty (Creedence Clearwater Revival) e Thurston Moore (Sonic Youth).
- Red and Black "transistor tone-bypass" (c.1980): similar ao Red and Black "transistor", porém com a chave tone-bypass, que permite remover o circuito de tonalidade do efeito. O chassi apresenta a inscrição tone-bypass acima do controle tone.
Big Muffs "russos"
Versões lançadas na década de 1990, na Rússia.
- Civil War (c.1991): possui uma sonoridade com médios e graves reforçados. Usado por David Gilmour (Pink Floyd), John Fogerty (Creedence Clearwater Revival) e Thurston Moore (Sonic Youth).
Civil War
- Green Russian (c.1994): fabricado nas versões "tall font" (com sonoridade similar ao Civil War) e "bubble font" (mais "sujo" e agressivo). Usado por Chris Wolstenholme (b., Muse), Dan Auerbach (The Black Keys), Liming (prod. mus.) e Robin Finck (Nine Inch Nails).
Green Russian "bubble font"
- Black Russian (c.1998): foi lançado nas versões big box (com sonoridade similar ao Green Russian "bubble font") e small box (com sonoridade mais próxima a do NYC Reissue). Usado por Chris Wolstenholme (b., Muse), Flea (b., Red Hot Chili Peppers), John Frusciante (Red Hot Chili Peppers), Mike Mills (b., R.E.M.) e Pedro Sá (Caetano Veloso).
Black Russian
Big Muffs "modernos"
Versões lançadas a partir de 2000, nos Estados Unidos.
- NYC Reissue (c.2000): visualmente se diferencia das versões Red and Black principalmente por apresentar um LED indicador de acionamento acima da letra "G", entre os escritos Volume e Tone. É mais indicado para sonoridades mais modernas de rock alternativo e stoner rock. Usado por Flea (b., Red Hot Chili Peppers), Jack White (The White Stripes), Jamie Cook (Arctic Monkeys), John Frusciante (Red Hot Chili Peppers) e Rich Robinson (The Black Crowes).
- NYC Reissue (c.2000): visualmente se diferencia das versões Red and Black principalmente por apresentar um LED indicador de acionamento acima da letra "G", entre os escritos Volume e Tone. É mais indicado para sonoridades mais modernas de rock alternativo e stoner rock. Usado por Flea (b., Red Hot Chili Peppers), Jack White (The White Stripes), Jamie Cook (Arctic Monkeys), John Frusciante (Red Hot Chili Peppers) e Rich Robinson (The Black Crowes).
NYC Reissue
- Bass Big Muff π (2008): oferece uma sonoridade similar a do Green Russian, com médios reforçados e graves bastante encorpados. Possui uma chave que permite selecionar os modos bass boost (reforço de graves), norm (Muff clássico) e dry (permite mixar o som direto com o som distorcido). Usado pelos baixistas Dé Palmeira (Adriana Calcanhotto), Dominic Aitchison (Mogwai), John Paul Jones (Them Crooked Vultures), Justin Meldal-Johnsen (Beck), Lelo (Skank), PJ (Jota Quest) e Scott Shriner (Weezer).
Bass Big Muff π
- Deluxe Bass Big Muff π (2013): além dos tradicionais controles de Volume, Tone e Sustain, oferece como extras os controles Blend (permite mixar na medida desejada o som direto com o som processado), Gate (noise gate, controlado em função do sinal de entrada), a seção Crossover (acionável via footswitch independente, permite ajustar os filtros HPF e LPF, para ajustar o timbre do efeito), a chave Input (que permite atenuar o sinal de entrada em 10 dB) e saída balanceada opcional. Usuários: os baixistas Bootsy Collins (Parliament-Funkadelic) e Tony Levin (King Crimson).
- Big Muff π with Tone Wicker (2009): possui as chaves Wicker (para o acréscimo de brilho) e Tone (que permite bypassar o circuito de tonalidade do efeito, aumentando o ganho e diminuindo a coloração do som processado). Usado por Jack White (Wanda Jackson).
Big Muff π with Tone Wicker
- Deluxe Bass Big Muff π (2013): além dos tradicionais controles de Volume, Tone e Sustain, oferece como extras os controles Blend (permite mixar na medida desejada o som direto com o som processado), Gate (noise gate, controlado em função do sinal de entrada), a seção Crossover (acionável via footswitch independente, permite ajustar os filtros HPF e LPF, para ajustar o timbre do efeito), a chave Input (que permite atenuar o sinal de entrada em 10 dB) e saída balanceada opcional. Usuários: os baixistas Bootsy Collins (Parliament-Funkadelic) e Tony Levin (King Crimson).
Deluxe Bass Big Muff π
Entre os usuários famosos de modelos Big Muff também estão Ace Frehley (Kiss), Beck, Kurt Cobain (Nirvana), Peter Buck (R.E.M.), Robert Fripp (King Crimson) e The Edge (U2).
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