O "Repeat Percussion" é uma variante peculiar do tremolo convencional. Seu circuito emprega um tipo específico de forma de onda na modulação do som original: a onda dente-de-serra invertida (reverse sawtooth wave). Essa particularidade é o que lhe confere seu som característico, capaz de produzir um efeito que, em certa medida, pode "imitar" as repetições de uma unidade de delay. Isso se dá porque a forma de onda dente-de-serra invertida oferece um ataque bastante pronunciado e decai rapidamente. Ao alcançar seu volume mínimo ela volta bruscamente ao seu pico, apresentando um desenho que se aproxima do envelope de uma nota palhetada, criando assim a ilusão de repetição. Por isso, esse tipo de tremolo também é chamado de repeater, ou seja, "repetidor". O repeat percussion tem sido redescoberto nos últimos anos e vários fabricantes vêm lançando suas versões do efeito; sejam novos modelos, dedicados exclusivamente ao efeito, ou como uma opção disponível em unidades de tremolo de multiondas.
"How Does It Feel?" (Playing With Fire, 1989)
Spacemen 3
canal no YouTube: Space Age Recordings
O "tremolo percussivo" foi originalmente desenvolvido pelos projetistas da Thomas Organ ("Vox US") no início da década de 1960 (por volta de 1962-63), para ser usado em seus órgãos, tendo sido à princípio divulgado como um circuito que permitia simular a levada de instrumentos como mandolin, banjo, e até mesmo marimbas e xilofones. Ele inicialmente foi comercializado em kits para órgãos caseiros (home organs) da Thomas Organ com o nome de "variable repeat percussion" e chegou a ser oferecido como um recurso opcional em propagandas do famoso órgão Continental, da Vox.
"I Had Too Much To Dream (Last Night)"
The Electric Prunes
canal no YouTube: The Electric Prunes - Tema
Posteriormente o modelo foi integrado em amplificadores, como o Vox V1143 Beatle (c.1966-67) e V133 series Ninety (c.1969); embutido em guitarras, produzidas pela Vox (entre elas, os modelos V261 Delta, V262 Invader, V267 Cheetah, V268 Ultrasonic, V275 Ultrasonic XII, V286 Grand Prix, V289 Viper, V269 Starstream e V270 Starstream XII), entre 1967-1968; e, finalmente, lançado como uma unidade de efeito, no formato de módulo, concebido para ser plugado diretamente no jack do instrumento (c.1968-69). Neste formato, o Repeat Percussion apresentava apenas uma chave liga-desliga e um controle de velocidade ("rate").
Vox V269 Starstream
(com efeitos integrados)
canal no YouTube: thefacialgaragepunk
O modelo foi produzido na Itália. pela Jen Elettronica, e comercializado sob diferentes marcas, como:
- Jen Elettronica PE 404 Repeat Percussion
- Meazzi Repeat Percussion
- EUR B/1860 Repeat Percussion
- GEM Electronics Repeat Percussion
Vox V809 Repeat Percussion
canal no YouTube: amukaT
No formato de pedal, foi comercializado também como:
- Jennings Repeater (com treble booster integrado)
- Kay Trem-1 Tremolo / Uecks Tremolo (no formato de pedal de controle contínuo, que permite o controle da velocidade do efeito em tempo real, com o pé)
Kay Trem-1 Tremolo
canal no YouTube: blondegraemey
Mais recentemente, o efeito vêm sendo disponibilizado por diversos fabricantes, no formato de pedal convencional:
- RonSound Trem-O-Matic (c.2007)
- Seppuku Repeater (c.2009)
- North Effects Repeat-Percussion (c.2010)
- Coopersonic Repeater (c.2011)
- Magnetic Effects Electrochop (c.2013)
- EarthQuaker Devices Hummingbird V3 (2015)- Acid Fuzz Repeater (c.2016)
- Thorpy FX Chain Home (2017) Thorpe FX Chain Home
canal no YouTube:
No Brasil, uma alternativa é oferecida pela Monstro Effects, de Santa Catarina, com o modelo Vox Repeat Percussion Deluxe. O pedal é uma versão modificada do Repeat Percussion original e conta com 04 controles: os tradicionais knobs "depth" (profundidade) e "rate" (velocidade), e as chaves "tone" (corte de graves) e "slow/fast" (determina os limites de atuação do controle rate).
Monstro Effects Vox Repeat Percussion Deluxe
canal no YouTube: Monstro Effects
Seja um seguidor do blog "EFEITOS para guitarra e outros instrumentos"
(http://efeitosparaguitarra.blogspot.com) e tenha acesso antecipado aos artigos exclusivos e gratuitos que preparamos pra você!!!
Acompanhe também as nossas páginas nas outras redes sociais e tenha acesso a todo conteúdo gratuito que produzimos para você:
- YouTube: canal "Efeitos Para Guitarra" https://www.youtube.com/channel/UCuwoQLNMuaRRWNsLCRl8WaQ
- Instagram: @efeitosparaguitarra
- Facebook: https://www.facebook.com/efeitosparaguitarra
Conheça os livros "EFEITOS para guitarra e outros instrumentos" (vol. 1 e 2) e mergulhe fundo no universo dos timbres!!!
Abraços sonoros!!!
Abraços sonoros!!!
Marcos Falcão
Nenhum comentário:
Postar um comentário