Univox
SUPER-FUZZ
SUPER-FUZZ
Introdução
Se você é músico e curte o som de guitarristas como Pete Townshend (The Who), Steve Hackett (Genesis), Josh Homme (Queens of the Stone Age) e Billy Corgan (The Smashing Pumpkins), você provavelmente já ouviu falar do Super-Fuzz. Se não, você certamente já ouviu seu som, mesmo que não conheça o modelo. O Super-Fuzz foi um dos primeiros fuzzes oitavadores lançados e é considerado um "clássico" pelos amantes de efeitos para guitarra.
Os fuzzes oitavadores foram originalmente desenvolvidos no final dos anos 1960 e são, basicamente, pedais que combinam a agressividade dos pedais de fuzz com um efeito analógico de oitava acima, criando uma sonoridade bem particular. Diferentes modelos de fuzz oitavador foram comercializados por diversos fabricantes - como Roger Mayer, Shin-ei, Foxx, Fender e Ampeg - e o efeito foi adotado por guitarristas influentes. Para citarmos apenas 02: Jimi Hendrix e Pete Townshend.
Os primeiros modelos a tornarem-se populares foram o Octavia, do inglês Roger Mayer, e o Super-Fuzz, do japonês Fumio Mieda. Ambos surgiram na mesma época - por volta de 1967 -, mas apesar de contemporâneos, oferecem sonoridades bastante distintas. Enquanto o modelo desenvolvido por Mayer, e popularizado por Hendrix, apresenta um efeito proeminente de oitava acima, dando à guitarra uma nova e inconfundível voz, e permitindo que o instrumento se destaque facilmente numa mix (principalmente, em solos e riffs); o Super-Fuzz, preferido por Townshend, conta com um efeito de oitava um pouco mais sutil, que geralmente funciona muito bem também com power chords. Apesar de, em rigor, tratar-se de um fuzz oitavador, na prática, podemos dizer que a sonoridade do Super-Fuzz fica no meio do caminho entre os pedais de fuzz convencionais (Tone Bender, Big Muff Pi, etc.) e um fuzz oitavador clássico, como o Octavia.
Da Psychedelic Machine ao Super-Fuzz
Desenvolvida por Fumio Mieda, por volta de 1967, a unidade multifuncional Psychedelic Machine conta com 02 seções distintas: Fuzz (fuzz oitavador) e Mood Adjuster (vibe + tremolo). O modelo foi lançado pela empresa japonesa Honey e comercializado também sob as marcas Companion (Shin-ei) e Electra.
Controles
O Super-Fuzz conta com 02 controles rotativos (Expander e Balance) e 01 chave de alternância (Tone switch). Alguns modelos também apresentam 01 trimpot interno para o ajuste do efeito de oitava acima.
Segue abaixo a descrição dos controles.*
- Expander: controla a intensidade do efeito de saturação (fuzz).
- Balance: ajusta o volume geral do efeito (volume).
- Tone switch (1-2): permite escolher entre dois timbres distintos, com mais, ou menos, médios. Na posição "1", aciona um filtro notch de 1kHz que escava os médios; na posição "2", enfatiza os médios.
- Trimpot interno para ajuste do efeito de oitava acima: permite ajustar a intensidade do efeito de oitava acima. Disponível apenas em alguns modelos.
*Obs.: Em alguns clones ou versões de outros fabricantes (notadamente em alguns exemplares do Black Cat Super Fuzz) estes controles podem apresentar os nomes invertidos, ou seja, Balance para o controle de fuzz e Expander como volume, bem como as posições do Tone switch.
Se você é músico e curte o som de guitarristas como Pete Townshend (The Who), Steve Hackett (Genesis), Josh Homme (Queens of the Stone Age) e Billy Corgan (The Smashing Pumpkins), você provavelmente já ouviu falar do Super-Fuzz. Se não, você certamente já ouviu seu som, mesmo que não conheça o modelo. O Super-Fuzz foi um dos primeiros fuzzes oitavadores lançados e é considerado um "clássico" pelos amantes de efeitos para guitarra.
Os fuzzes oitavadores foram originalmente desenvolvidos no final dos anos 1960 e são, basicamente, pedais que combinam a agressividade dos pedais de fuzz com um efeito analógico de oitava acima, criando uma sonoridade bem particular. Diferentes modelos de fuzz oitavador foram comercializados por diversos fabricantes - como Roger Mayer, Shin-ei, Foxx, Fender e Ampeg - e o efeito foi adotado por guitarristas influentes. Para citarmos apenas 02: Jimi Hendrix e Pete Townshend.
Os primeiros modelos a tornarem-se populares foram o Octavia, do inglês Roger Mayer, e o Super-Fuzz, do japonês Fumio Mieda. Ambos surgiram na mesma época - por volta de 1967 -, mas apesar de contemporâneos, oferecem sonoridades bastante distintas. Enquanto o modelo desenvolvido por Mayer, e popularizado por Hendrix, apresenta um efeito proeminente de oitava acima, dando à guitarra uma nova e inconfundível voz, e permitindo que o instrumento se destaque facilmente numa mix (principalmente, em solos e riffs); o Super-Fuzz, preferido por Townshend, conta com um efeito de oitava um pouco mais sutil, que geralmente funciona muito bem também com power chords. Apesar de, em rigor, tratar-se de um fuzz oitavador, na prática, podemos dizer que a sonoridade do Super-Fuzz fica no meio do caminho entre os pedais de fuzz convencionais (Tone Bender, Big Muff Pi, etc.) e um fuzz oitavador clássico, como o Octavia.
"Heaven and Hell" (Live at Leeds, 1970), The Who
canal no YouTube: MrZombicidalManiac
Da Psychedelic Machine ao Super-Fuzz
Desenvolvida por Fumio Mieda, por volta de 1967, a unidade multifuncional Psychedelic Machine conta com 02 seções distintas: Fuzz (fuzz oitavador) e Mood Adjuster (vibe + tremolo). O modelo foi lançado pela empresa japonesa Honey e comercializado também sob as marcas Companion (Shin-ei) e Electra.
Psychedelic Machine
A Psychedelic Machine logo foi desmembrada, dando origem a 02 produtos distintos: o pedal Baby Crying, derivado de sua seção Fuzz, e o Vibra Chorus, correspondente à seção Mood Adjuster, porém sem o modo tremolo. Em seguida, com a falência da Honey, ambos os modelos passaram a ser fabricados pela Shin-ei, por volta de 1968, quando foram renomeados como FY-6 (fuzz oitavador) e Resly Tone (agora, vibe + tremolo), respectivamente. Neste período, ambos os pedais foram também comercializados sob diversas outras marcas e vendidos com diferentes nomes. Foi quando tornaram-se disponíveis também no mercado norte-americano, sendo distribuídos pela Unicord, sob a marca Univox, ficando famosos com os nomes de Super-Fuzz e Uni-Vibe (novamente, vibe sem tremolo - como o Honey Vibra Chorus), respectivamente.
Baby Crying
canal no YouTube: voodoowrench
O Super-Fuzz conta com 02 controles rotativos (Expander e Balance) e 01 chave de alternância (Tone switch). Alguns modelos também apresentam 01 trimpot interno para o ajuste do efeito de oitava acima.
Segue abaixo a descrição dos controles.*
- Expander: controla a intensidade do efeito de saturação (fuzz).
- Balance: ajusta o volume geral do efeito (volume).
- Trimpot interno para ajuste do efeito de oitava acima: permite ajustar a intensidade do efeito de oitava acima. Disponível apenas em alguns modelos.
*Obs.: Em alguns clones ou versões de outros fabricantes (notadamente em alguns exemplares do Black Cat Super Fuzz) estes controles podem apresentar os nomes invertidos, ou seja, Balance para o controle de fuzz e Expander como volume, bem como as posições do Tone switch.
Versões originais do Super-Fuzz
"v.1" (c.1968)
Por volta de 1968, a Univox passou a importar e comercializar o Shin-ei Companion FY-6 nos Estados Unidos, mudando o nome do modelo para Super-Fuzz. As primeiras versões - conhecidas como "v.1", Model No. 108-5, "metal grey version" ou "small grey and blue versions" - tendem a oferecer um efeito de oitava acima um pouco menos pronunciado que as versões posteriores. O "v.1" foi adotado, entre outros, por Pete Townshend e pode ser ouvido no clássico álbum Live at Leeds (1970), da banda The Who.
Univox Model No. 108-5 Super-Fuzz "v.1"
("metal grey version")
("metal grey version")
"v.2" gray/ black (c.1970)
Por volta de 1970, o chassi do pedal foi modificado, dando origem ao "v.2" ou "U-1095", disponibilizado principalmente nas cores cinza com borracha preta e preto com borracha cinza.
"v.2" red version (1973)
Em 1973, as cores do chassi do modelo foram alteradas, passando a apresentar geralmente a cor vermelho-alaranjado ("red version", "orange version" ou "reddish-orange version"). Esta versão do U-1095 também foi usada por Pete Townshend, nos anos 1970.
Por volta de 1970, o chassi do pedal foi modificado, dando origem ao "v.2" ou "U-1095", disponibilizado principalmente nas cores cinza com borracha preta e preto com borracha cinza.
Univox U-1095 Super-Fuzz "v.2"
("black version")
imagem: http://www.studio1525.com/store/index.php?main_page=product_info&cPath=1&products_id=1736
Em 1973, as cores do chassi do modelo foram alteradas, passando a apresentar geralmente a cor vermelho-alaranjado ("red version", "orange version" ou "reddish-orange version"). Esta versão do U-1095 também foi usada por Pete Townshend, nos anos 1970.
Univox U-1095 Super-Fuzz "v.2"
("red version")
Uni-Fuzz (c.1969)
Apesar do nome diferente, o Uni-Fuzz é, essencialmente, um Super-Fuzz com fonte de alimentação (no caso, do tipo AC, interna, de 12 volts). O modelo conta com um footswitch externo, que é conectado à unidade pelo jack "cancel".
Também foi comercializado como:
- Companion Alternado Fuzz
- Sekova Alternado Fuzz
- LRE Deluxe AC Super Fuzz
- Sam Ash "Fuzzõla"
Entre os usuários do modelo estão Adrian Belew (King Crimson) e Trent Reznor (Nine Inch Nails).
U-250 Uni-Fuzz
link: https://www.youtube.com/watch?v=psvf87kkdIo
canal no YouTube: Alex T
Fuzz-wahs oitavadores
Nos anos 1970, o circuito do FY-6 (Super-Fuzz) também foi empregado nos modelos Fuzz Wah Pedal WF-8 e Fuzzwah WF-24, lançados pela Shin-ei Companion. Estes modelos apresentam o formato tradicional dos pedais de wah, com a adição de controles comumente encontrados no Super-Fuzz (Fuzz Adj., Fuzz Vol. e Fuzz Pitch Selector - equivalentes aos controles Expander, Balance e Tone switch, respectivamente). Eles também foram comercializados sob diversas marcas e com diferentes nomes. O modelo WF-8 foi usado, entre outros, por William Reid (The Jesus and Mary Chain).
Outros nomes e marcas
Ao longo dos anos, o Super-Fuzz foi comercializado no formato de pedal com diferentes nomes e sob diversas marcas, entre eles:
- Honey Baby Crying
- Shin-ei Companion FY-6
(também como FY-6 sob as marcas Companion, Avora, Mana, J.H. Experience, JAX, Oscar e Rands)
- Univox Super-Fuzz
- LRE Super-Fuzz
- Mayfair Model No. 9540
- Shaftesbury DuoFuzz
- Teisco Model TF-1
Ao longo dos anos, o Super-Fuzz foi comercializado no formato de pedal com diferentes nomes e sob diversas marcas, entre eles:
- Honey Baby Crying
- Shin-ei Companion FY-6
(também como FY-6 sob as marcas Companion, Avora, Mana, J.H. Experience, JAX, Oscar e Rands)
- Univox Super-Fuzz
- LRE Super-Fuzz
- Apollo Deluxe Fuzz Tone Expander
- Hohner Master Fuzz Control- Mayfair Model No. 9540
- Shaftesbury DuoFuzz
- Teisco Model TF-1
Clones e versões
Vários fabricantes passaram a produzir clones e/ou versões do Super-Fuzz. Alguns modelos oferecem os mesmos controles da versão original, outros adicionam um controle independente para o ajuste do efeito de oitava acima e/ou um (ou mais) controle(s) rotativo(s) de tonalidade, em vez da tradicional chave de alternância, mas todos apresentam o mesmo circuito básico do projeto original.
- Modelos com controles similares ao original:
- Modelos com controle rotativo de tonalidade: alguns modelos oferecem uma seção de equalização com mais de 01 controle.
- Modelos sem o controle tone
- Modelos com controle rotativo tone e com knob (ou chave) para o ajuste do efeito de oitava
Versões brasileiras
Entre as versões brasileiras, destaque para os modelos:
- Giannini BF1S Super Fuzz: modelo descontinuado, lançado nos anos 1970. Apresenta um footswitch em vez de chave de alternância para selecionar o modo tone.
- Plan-9 (extinta) Super Wild Fuzz Si
- Ed's Mod Shop Super-Fuzz
- Tom Tone Unit Super Fuzz
Modelos derivados
O Super-Fuzz inspirou a criação de vários outros fuzzes oitavadores, muitos dos quais também se tornaram clássicos. Entre eles:
- Fender Blender (1968): inicialmente com 03 knobs (sustain, pre/amp-fuzz selector e gain) e 01 footswitch; depois com 04 knobs (volume, sustain, tone e blend) e 02 footswitches (on/off e tone boost). Permite misturar na medida desejada o som saturado e o som "limpo". Usado por Billy Corgan (The Smashing Pumpkins).
- Ace Tone Fuzz Master FM-2 (c.1968): com 02 knobs (volume e fuzz adj.) e 02 footswitches (normal-fuzz e tone selector).
- Ibanez Standard Fuzz (c.1974): com 02 controles deslizantes (balance e fuzz depth) e 02 footswitches (fuzz on e tone change). Usado por Dan Auerbach (The Black Keys).
- Boss FZ-2 Hyper Fuzz (1993): oferece 03 modos (fuzz 1, fuzz 2 e gain boost) e outros 03 knobs (level, tone e gain). Usado pelo Electric Wizard. É neste modelo que o Behringer SF300 Super Fuzz é baseado.
- Z. Vex Octane (c.1995): com 03 knobs (in, tone e out).
Super-Fuzz!?!? Só que não...
O nome Super-Fuzz foi usado por alguns fabricantes para nomear modelos que, na verdade, nada tem a ver com o Super-Fuzz original. Geralmente, são pedais de fuzz convencionais (não fuzzes oitavadores) baseados em projetos de outros modelos, como, por exemplo:
- CSL Super Fuzz (c.1970): é, essencialmente, um Tone Bender Mark III (ou Mark IV/ Sola Sound Tone-Bender Fuzz).
- Voodoo Lab Superfuzz (1998): é uma versão modificada do fuzzbox Boss Tone (c.1967), da Jordan Electronics.
Usuários famosos
- Super-Fuzz Model No. 108-5 "v.1" (1968): "small grey and blue". Billy Corgan (The Smashing Pumpkins), Pete Townshend (The Who).
- Super-Fuzz U-1095 "v.2" (1970): "grey version". Josh Homme (Queens of the Stone Age) - "black version". The Edge (U2).
Hillel Slovak (Red Hot Chili Peppers) e seu Univox Super-Fuzz
link: https://www.youtube.com/watch?v=GKrvhdTQHos
canal no YouTube: RH30dirtybirdsCP
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Vários fabricantes passaram a produzir clones e/ou versões do Super-Fuzz. Alguns modelos oferecem os mesmos controles da versão original, outros adicionam um controle independente para o ajuste do efeito de oitava acima e/ou um (ou mais) controle(s) rotativo(s) de tonalidade, em vez da tradicional chave de alternância, mas todos apresentam o mesmo circuito básico do projeto original.
- Modelos com controles similares ao original:
- Wattson Classic Electronics FY-6 SuperFuzz
- Black Cat Pedals Super Fuzz
- MJM China Fuzz
- Maxon "Fuzz Elements" FA10 Air
- Electronic Orange Superfuzz
- Guyatone FS-3 Fuzz
- Ananashead Effects Superfuzz
- Modelos com controle rotativo de tonalidade: alguns modelos oferecem uma seção de equalização com mais de 01 controle.
- Maxon "Fuzz Elements" FE10 Ether
- Keeley Electronics Electric Mudd
- Creepy Fingers Harakiri Fuzz
- Modelos sem o controle tone
- Guyatone FS-2 Buzz Box
- Guyatone TZ2 The Fuzz
- Modelos com controle rotativo tone e com knob (ou chave) para o ajuste do efeito de oitava
- Wattson Classic Electronics EFY-6 Fuzz
- Ananashead Effects V2 Superfuzz
- Basic Audio Super Fuzz (com gain switch 1/2)
Wattson Classic Electronics EFY-6 Fuzz
Em 2015, o norte-americano Robert Feldman adquiriu os direitos sobre os nomes Shin-ei, Honey e Companion, e fundou a Shin-ei Honey LLC, em Austin, no Texas. A empresa passou a produzir clones dos modelos lançados originalmente nos anos 1960 e 1970, comercializando-os sob as mesmas marcas dos fabricantes japoneses originais. A Shin-ei Honey, dos EUA, lançou este ano o "Baby Crying" FY-6 Super Fuzz, um clone do original Honey Baby Crying, de 1967.
"Baby Crying" FY-6 Super Fuzz
canal no YouTube: Shin-ei Effects Pedals
Versões brasileiras
Entre as versões brasileiras, destaque para os modelos:
- Giannini BF1S Super Fuzz: modelo descontinuado, lançado nos anos 1970. Apresenta um footswitch em vez de chave de alternância para selecionar o modo tone.
BF1S Super Fuzz
canal no YouTube: mbartolomei
- Plan-9 (extinta) Super Wild Fuzz Si
Super Wild Fuzz Si
canal nl YouTube: Oralndo Fuzz
- Ed's Mod Shop Super-Fuzz
Unit Super Fuzz
canal no YouTube: TomToneEfx
Modelos derivados
O Super-Fuzz inspirou a criação de vários outros fuzzes oitavadores, muitos dos quais também se tornaram clássicos. Entre eles:
- Fender Blender (1968): inicialmente com 03 knobs (sustain, pre/amp-fuzz selector e gain) e 01 footswitch; depois com 04 knobs (volume, sustain, tone e blend) e 02 footswitches (on/off e tone boost). Permite misturar na medida desejada o som saturado e o som "limpo". Usado por Billy Corgan (The Smashing Pumpkins).
Fender Blender
- Ace Tone Fuzz Master FM-2 (c.1968): com 02 knobs (volume e fuzz adj.) e 02 footswitches (normal-fuzz e tone selector).
- Ibanez Standard Fuzz (c.1974): com 02 controles deslizantes (balance e fuzz depth) e 02 footswitches (fuzz on e tone change). Usado por Dan Auerbach (The Black Keys).
- Boss FZ-2 Hyper Fuzz (1993): oferece 03 modos (fuzz 1, fuzz 2 e gain boost) e outros 03 knobs (level, tone e gain). Usado pelo Electric Wizard. É neste modelo que o Behringer SF300 Super Fuzz é baseado.
Boss Hyper Fuzz
canal no YouTube: Reverb
- Z. Vex Octane (c.1995): com 03 knobs (in, tone e out).
Super-Fuzz!?!? Só que não...
O nome Super-Fuzz foi usado por alguns fabricantes para nomear modelos que, na verdade, nada tem a ver com o Super-Fuzz original. Geralmente, são pedais de fuzz convencionais (não fuzzes oitavadores) baseados em projetos de outros modelos, como, por exemplo:
- CSL Super Fuzz (c.1970): é, essencialmente, um Tone Bender Mark III (ou Mark IV/ Sola Sound Tone-Bender Fuzz).
CSL Super Fuzz
Voodoo Lab Superfuzz
canal no YouTube: TheJRGuitars
Usuários famosos
- Super-Fuzz Model No. 108-5 "v.1" (1968): "small grey and blue". Billy Corgan (The Smashing Pumpkins), Pete Townshend (The Who).
pedalboard de Josh Homme (Them Crooked Vultures), com o Super-Fuzz "grey version" acima à direita. imagem: http://www.effectsbay.com/2010/06/josh-hommes-pedalboard-them-crooked-vultures/ |
- Super-Fuzz U-1095 "v.2" (1973): "red version". Hillel Slovak (Red Hot Chili Peppers), Josh Homme (Queens of the Stone Age), Pete Townshend (The Who) e Scott Hill (Fu Manchu).
link: https://www.youtube.com/watch?v=GKrvhdTQHos
canal no YouTube: RH30dirtybirdsCP
Entre os usuários famosos do Super-Fuzz - seja em uma de suas versões originais ou alguma de suas inúmeras variações -, estão diversos músicos influentes, além dos citados acima, como: Adam Yauch (baixista, Beastie Boys), Ben Harper, Dan Auerbach (The Black Keys), J Mascis (Dinosaur Jr.) e Scott Holiday (Rival Sons).
"Gratitude" - Beastie Boys
canal no YouTube: BeastieBoys
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Abraços sonoros!!!
Marcos Falcão
parabéns irmão! matéria incrível
ResponderExcluirValeu, Vinícius! Abraços sonoros!!!
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