DUMBLE
O Overdrive Special é certamente o amplificador mais conhecido da marca Dumble. Projetado e feito à mão por Howard Alexander Dumble desde c.1972, o ODS tem sido adotado por alguns dos maiores guitarristas da atualidade. O modelo conta com dois canais: um "limpo", com uma sonoridade inspirada nos amps Fender, da era blackface; e outro "sujo", com múltiplos estágios de ganho, que oferece um som distorcido com bastante sustain.
1983 100w Dumble Overdrive Special demo
O criador
Howard Alexander Dumble nasceu em Bakersfield, na California (EUA), em setembro de 1945. Aos 12 anos começou a construir rádios e aos 16, a tocar guitarra, tendo atuado inclusive como músico de estúdio. Já em 1965, construiu vários amplificadores para a Mosrite, de Semie Moseley, que acabaram sendo utilizados pela banda de rock instrumental The Ventures. Em 1968, Dumble abriu uma oficina de amplificadores em Santa Cruz, na California. Em 1969, ele lançou o seu primeiro amplificador, o Explosion que, mais tarde, se tornaria famoso com o nome de Overdrive Special.
Howard Alexander Dumble |
O amplificador
Howard Dumble tem o conhecido hábito de cobrir com epóxi o circuito interno de seus amplificadores, visando evitar assim qualquer tentativa de se fazer uma engenharia reversa dos modelos. O que, no entanto, o tempo mostraria ser uma medida insuficiente...
Praticamente todos os amplificadores ODS apresentam alguma particularidade em seu circuito, tendo sido especialmente customizados para os seus respectivos proprietários. No entanto, podemos dividir as diferentes versões do modelo em 03 grandes categorias, em função da década em que foram fabricados: 1970's, 1980's e 1990's/HRM.
Características básicas:
- Potência: 50 watts (OD-50W) ou 100 watts (OD-100W), com chave para 50 watts;
- Formatos: combo 1x12" ou cabeçote com gabinete 2x12";
- Entradas: possui duas entradas (FET e NOR).
- Preamp
- Formatos: combo 1x12" ou cabeçote com gabinete 2x12";
- Entradas: possui duas entradas (FET e NOR).
combo Overdrive Special, com falante Altec |
- válvulas do preamp: 03 12AX7
- possui 02 canais: Preamp ("Clean") e Overdrive
- muitas unidades contam com a chave Preamp Boost (também acionável via footswitch)
- chaves Bright (brilho) , Deep (ênfase nos graves) e Rock/Jazz (para sonoridades distintas)
- Preamp channel ("clean" channel)
- controles de Volume, Treble, Middle e Bass.
- Overdrive channel
- controles Ratio (Volume/Content) e Level;
- as unidades fabricadas na década de 1990 (HRM - "Hot Rodded Marshall"), contam também com uma segunda seção de equalização pós-drive, interna, ajustável via trimpots.
combo Overdrive Special demo
- Power amp (Master)
- válvulas de saída: 04 6L6 (em algumas unidades substituídas por vávulas EL34, para uma sonoridade mais british);
- controles: Master (Volume) - alguns ODS não possuem master volume - e Presence (alguns apresentam um segundo knob Bright próximo ao controle Master)
- Alto-falantes
- variam de uma unidade para a outra, podendo ser de diferentes marcas e modelos: Electro-Voice, Altec, Celestion, Eminence, etc.
- Footswitch; contam com footswitch simples, para a seleção do canal a ser usado, ou do tipo 2-way, para o acionamento do preamp boost e seleção do canal do amp (Clean- OD)
Observação: o Overdrive Special originalmente não possui efeitos embutidos (reverb, tremolo...). Nas unidades sem loop de efeitos integrado é recomendado o emprego de um loop de efeitos externo bufferizado (Dumbleator) para que os efeitos tenham um melhor desempenho.
Observação: o Overdrive Special originalmente não possui efeitos embutidos (reverb, tremolo...). Nas unidades sem loop de efeitos integrado é recomendado o emprego de um loop de efeitos externo bufferizado (Dumbleator) para que os efeitos tenham um melhor desempenho.
cabeçote Overdrive Special com gabinete 2x12" (vertical) |
Usuários famosos
- Ben Harper
- Carlos Santana
- David Lindley (Jackson Browne, Ry Cooder)
- Jay Graydon (Steely Dan, Al Jarreau)
- Joe Bonamassa
- John Mayer
- Joe Bonamassa
- John Mayer
- Keith Urban
- Larry Carlton
- Lowell George
- Robben Ford (1982 #102)
- Steve Lukather
Réplicas e modelos de amplificadores baseados no ODS
- Fuchs Amplification OverDrive Supreme
- Two-Rock Overdrive Signature
- Ceriatone Overtone Special
- Bludotone Bludo-Drive Amplifier
- Sebago Sound Double Trouble DT-50
- Welagen Overdrive Special
- Tony Bruno Custom Amps Super 100
- TMiranda Overdrive Special 50s
- Pedrone Overdone Special
Why do you like Dumble amplifiers?
The tone curve is so perfect. The lows are low, but don't get woofy and mushed out; midrange is punchy and very strong; and the high-end is clear and high but not ear-piercing. All the frequencies somehow are just so righteous and very even.
The first Overdrive Special I bought in about 1983, and the other one I had built around '93 or '94.
I've used Celestion 65s as my first choice for many years, but I've experimented with the 70s and 75s, and also Eminence was sending me speakers that I used off and on.
Robben Ford
(em "The One and Only", por Dan Forte, Vintage Guitar Magazine)
Nenhum comentário:
Postar um comentário