SUB-OCTAVE FUZZES
Pedais de fuzz oitavador são aqueles que permitem adicionar intervalo(s) de oitava(s) ao som do fuzz.
Quanto ao intervalo de oitava a ser adicionado, podemos classificar os fuzzes oitavadores como sendo, basicamente, de dois tipos:
- Fuzzes com oitava acima ("octave-up fuzzes"). Exemplos: Octavia, Super-Fuzz, Tone Machine, etc.
- Fuzzes com oitava abaixo ("sub-octave fuzzes"). Exemplos: Blue Box, Roctave Divider, Perseus...
Quanto ao intervalo de oitava a ser adicionado, podemos classificar os fuzzes oitavadores como sendo, basicamente, de dois tipos:
- Fuzzes com oitava acima ("octave-up fuzzes"). Exemplos: Octavia, Super-Fuzz, Tone Machine, etc.
- Fuzzes com oitava abaixo ("sub-octave fuzzes"). Exemplos: Blue Box, Roctave Divider, Perseus...
Fuzz com oitava abaixo
Os fuzzes suboitavadores ainda são menos populares e, portanto, um pouco mais difíceis de achar que os fuzzes com oitava acima.
Na prática, o efeito de fuzz com oitava abaixo (também conhecido como "octave-down fuzz") pode ser obtido de três formas:
- com o emprego de um fuzz suboitavador, como os modelos citados neste post, logo abaixo;
- com o uso de um pedal oitavador com fuzz integrado, ou seja, um oitavador que possua uma seção ou controle de saturação. Como o Boss OC-3 Super Octave e o Red Witch Zeus Bass Fuzz Suboctave;
- combinando duas unidades distintas: como, por exemplo, um oitavador (ou pitch shifter) somado a um fuzz. Exemplos: Big Muff Pi + Whammy 4 / FZ-3 Fuzz + OC-2 Octaver.
Parâmetros básicos
Os controles mais comumente encontrados em pedais de fuzz suboitavadores são:
- VOLUME (OUTPUT): controla o volume de saída do efeito;
- BLEND (MIX): permite adicionar ao efeito de fuzz o som de 1, 2 ou 3 oitavas abaixo, dependendo do modelo. O som de oitava pode ser mixado na medida desejada, assim como o som originalmente executado, ambos processados pelo efeito de fuzz. Alguns modelos permitem que o som oitavado seja eliminado por completo, podendo atuarem também como um fuzzes convencionais;
- TONE: controle de tonalidade do efeito. Dependendo do projeto pode ser um filtro do tipo "hi cut" ou "low cut", ou ainda se dividir em controles independentes de graves (BASS) e agudos (TREBLE);
- CHAVE DE OITAVAS: modelos que oferecem a opção de diferentes oitavas abaixo, geralmente apresentam uma chave que possibilita a seleção do intervalo desejado (uma, duas ou três oitavas abaixo do som original).
- FUZZ (BUZZ/ GAIN): alguns modelos oferecem um controle ou seção extra de ganho, que permite aumentar ou diminuir a intensidade do efeito de fuzz.
- VOLUME (OUTPUT): controla o volume de saída do efeito;
- BLEND (MIX): permite adicionar ao efeito de fuzz o som de 1, 2 ou 3 oitavas abaixo, dependendo do modelo. O som de oitava pode ser mixado na medida desejada, assim como o som originalmente executado, ambos processados pelo efeito de fuzz. Alguns modelos permitem que o som oitavado seja eliminado por completo, podendo atuarem também como um fuzzes convencionais;
- TONE: controle de tonalidade do efeito. Dependendo do projeto pode ser um filtro do tipo "hi cut" ou "low cut", ou ainda se dividir em controles independentes de graves (BASS) e agudos (TREBLE);
- CHAVE DE OITAVAS: modelos que oferecem a opção de diferentes oitavas abaixo, geralmente apresentam uma chave que possibilita a seleção do intervalo desejado (uma, duas ou três oitavas abaixo do som original).
- FUZZ (BUZZ/ GAIN): alguns modelos oferecem um controle ou seção extra de ganho, que permite aumentar ou diminuir a intensidade do efeito de fuzz.
Exemplos de fuzzes suboitavadores
Fuzz com 01 oitava abaixo:
- Line 6 Sub Octave Fuzz (2000): efeito digital inspirado no PAiA Roctave Divider e lançado como um dos modelos presentes no modelador de distorção DM4. Diferentemente do pedal no qual foi baseado, o Sub Octave Fuzz possibilita apenas a adição do intervalo de 01 oitava abaixo ao efeito de fuzz. Esse modelo também pode ser encontrado nos multiefeitos M5, M9 e M13. Opções similares podem ser encontradas em outros mutliefeitos da própria Line 6 ou de outros fabricantes.
DM4 Distortion Modeler |
assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=o_7Z1NyhwYA
Fuzz com até 02 oitavas abaixo:
- MXR M-103 Blue Box (c.1973): um dos modelos mais famosos de fuzz suboitavador, o Blue Box foi usado por Jimmy Page na faixa "Fool in the Rain", do Led Zeppelin. O pedal apresenta apenas dois controles - output (volume) e blend (para dosar o efeito de 02 oitavas abaixo que é adicionado ao fuzz). As primeiras unidades comercializadas não possuíam LED de status.
- PAiA 5760 Roctave Divider (c.1985): parte integrante da série PAiA 5700 de efeitos para guitarra, projetada por Craig Anderton, o Roctave Divider foi lançado em meados dos anos 1980. O modelo apresenta os controles fund level (fuzz sem efeito de oitava), tone, level÷2 (adiciona ao fuzz o intervalo de 01 oitava abaixo) e level ÷4 (adiciona o intervalo de 02 oitavas abaixo). Não possui LED indicador de acionamento.
- DOD FX33 Buzz Box (1994): baseado no Blue Box, da MXR, o Buzz Box acrescenta um controle de ganho (buzz) e outro de tonalidade (saw) ao modelo original. Também conta com os knobs heavy (adiciona o intervalo de 02 oitavas abaixo) e thrust (volume). Foi usado pelo guitarrista Wes Borland (Limp Bizkit).
- Mid-Fi Electronics Glitch Computer (c.2005): apresenta os controles volume, blend (adiciona o intervalo de 02 oitavas abaixo) e tracking (permite ajustar a "qualidade" do tracking de oitava, intencionalmente do tipo lo-fi), que também possibilita ao modelo atuar como uma espécie de "arpejador aleatório".
- Catalinbread Perseus Sub-Octave Fuzz (c.2010): projetado por Howard Gee, o Perseus apresenta os controles volume, cut e blend (mixa o efeito de 01 ou 02 oitavas abaixo com o efeito de fuzz), além de uma chave de 02 posições que seleciona o intervalo de 01 (-I) ou 02 (-II) oitavas abaixo.
5760 Roctave Divider |
- PAiA 5760 Roctave Divider (c.1985): parte integrante da série PAiA 5700 de efeitos para guitarra, projetada por Craig Anderton, o Roctave Divider foi lançado em meados dos anos 1980. O modelo apresenta os controles fund level (fuzz sem efeito de oitava), tone, level÷2 (adiciona ao fuzz o intervalo de 01 oitava abaixo) e level ÷4 (adiciona o intervalo de 02 oitavas abaixo). Não possui LED indicador de acionamento.
FX33 Buzz Box |
- DOD FX33 Buzz Box (1994): baseado no Blue Box, da MXR, o Buzz Box acrescenta um controle de ganho (buzz) e outro de tonalidade (saw) ao modelo original. Também conta com os knobs heavy (adiciona o intervalo de 02 oitavas abaixo) e thrust (volume). Foi usado pelo guitarrista Wes Borland (Limp Bizkit).
Glitch Computer |
- Mid-Fi Electronics Glitch Computer (c.2005): apresenta os controles volume, blend (adiciona o intervalo de 02 oitavas abaixo) e tracking (permite ajustar a "qualidade" do tracking de oitava, intencionalmente do tipo lo-fi), que também possibilita ao modelo atuar como uma espécie de "arpejador aleatório".
Robot Devil |
- Dwarfcraft Devices Robot Devil (c.2009): também projetado para produzir sons resultantes de um tracking de oitava de baixa qualidade, o Robot Devil apresenta os controles octave (para o efeito de suboitava), dirt (ganho) e starve (adiciona ruídos malucos e oscilação rítmica às notas). O pedal conta com dois footswitches, um para o acionamento do pedal e outro para ativar o efeito de oitava abaixo. Foi usado pelo baixista Juan Alderete (The Mars Volta).
Perseus |
- Catalinbread Perseus Sub-Octave Fuzz (c.2010): projetado por Howard Gee, o Perseus apresenta os controles volume, cut e blend (mixa o efeito de 01 ou 02 oitavas abaixo com o efeito de fuzz), além de uma chave de 02 posições que seleciona o intervalo de 01 (-I) ou 02 (-II) oitavas abaixo.
Fuzz com até 03 oitavas abaixo:
- Cusack Music SubFuzz Sub-Octave Fuzz (c.2010): apresenta os controles volume, tone, mix (permite mixar o efeito de oitava abaixo selecionado na medida desejada) e fuzz (aciona um segundo circuito de fuzz instalado na seção de saída do pedal) e uma chave de três posições que permite selecionar o intervalo a ser adicionado entre 1, 2 ou 3 (!) oitavas abaixo.
Dicas
- O efeito de fuzz com oitava abaixo é muito usado para tentar reproduzir sons de sintetizadores vintage;
- A maioria dos projetos tende a apresentar um melhor tracking quando o captador do braço é utilizado e com o controle de tonalidade zerado, principalmente em trechos executados a partir da décima-segunda casa;
- Eventualmente, reduzir um pouco o controle de volume também pode ajudar a obter um melhor tracking de oitava;
- Se a intenção for obter sons de oitava "falhando" (glitchy sounds), o mais indicado será selecionar o captador da ponte mantendo o controle de tonalidade totalmente aberto.
Veja Matthew Bellamy (Muse) experimentando um MXR Blue Box
no making of de "MK Ultra", a partir de 2:13.
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