Seguidores

segunda-feira, 4 de julho de 2016

"Psychedelic Machine" (VIBE)

Honey 

Psychedelic Machine


Honey Psychedelic Machine

O efeito de vibe foi criado pelo engenheiro japonês Fumio Mieda e lançado como parte integrante da unidade multifuncional Psychedelic Machine, pela Honey, em 1967. O vibe é considerado o precursor das posteriores unidades de phase shifter e se diferencia destes principalmente pelo tipo de circuito empregado e pela sonoridade por ele obtida.

Fume Mieda, o inventor da Psychedelic Machine

A unidade apresenta 02 seções:

- Fuzz: que conta o circuito de fuzz oitavador que seria depois empregado no clássico Univox Super-Fuzz. Apresenta uma sonoridade bastante agressiva, que adiciona ao fuzz convencional um efeito de oitava acima, um pouco menos pronunciado que o de um Octavia, por exemplo. Possui os controles Expander (ajusta o nível de saturação do efeito) e Volume (nível do volume de saída), e a chave Tone, que permite a escolha entre dois modos (A e B), com diferentes ajustes de equalização.

- Mood Adjuster: com um circuito similar ao do Resly Tone RT-18. Oferece as opções tremolo, vibrato duet (ou seja, choros). Possui os controle de velocidade  Repeat Time - do tipo step-switch -, Intensity (intensidade do efeito) e Volume (volume de saída).

- A unidade possui uma chave power (liga-desliga), entrada e saída mono, entradas para dois footswitches (cancel - fuzz e mood) e o seletor variation que permite escolher entre 04 modos de funcionamento:
  • Direct - sem efeito algum (bypass);
  • Mood - apenas a seção Mood Adjuster é ativada, permitindo a seleção do efeito de modulação (tremolo, vibrato ou duet);
  • Fuzz+Mood - permite combinar as seções Fuzz e Mood Adjuster;
  • Fuzz - apenas a seção Fuzz é ativada, adicionando o efeito de fuzz oitavador, similar ao Super-Fuzz.

O modelo também foi comercializado sob as marcas Electra Companion - nesta como Amplifier Psychedelic Machine.


Honey Psychedelic Machine
(fuzz oitavador + vibe/tremolo)

https://www.youtube.com/watch?v=TMew6uOcnyc

Nenhum comentário:

Postar um comentário