Seguidores

domingo, 9 de janeiro de 2022

"DAZED AND 'CONFUZZED'"

Os Pedais de Fuzz de Jimmy Page

Apesar de ser sempre lembrado como um usuário do Tone Bender Professional MK II, Jimmy Page também utilizou outros pedais de fuzz ao longo da carreira. Neste breve artigo, apresentaremos 04 modelos empregados pelo guitarrista, desde seus tempos de músico de estúdio: o Maestro FZ-1 Fuzz-Tone, o Roger Mayer Page-1, o já citado Tone Bender Professional MK II, da Sola Sound, e o Rotosound Fuzz "Mark III".

Jimmy Page nos Yardbirds

1) Maestro FZ-1 Fuzz-Tone

Maestro Fuzz-Tone

O Fuzz-Tone, da Maestro foi lançado em 1962, tendo sido o primeiro pedal transistorizado a ser amplamente comercializado. Inspirado pelo som gerado por um defeito ocorrido num console de gravação durante a gravação do sucesso "Don't Worry", do cantor de música country Marty Robbins, o modelo foi patenteado por Glen Snoddy e Revis Hobbs, e oferecido à Gibson, sendo lançado na sequência. O modelo teria sido usado por Page entre 1964 e 1966, período em que ainda trabalhava como músico de estúdio.

Little Jim Page, guitarrista de estúdio

2) Roger Mayer Page-1


Roger Mayer Page-1

Em 1964, Jimmy Page mostraria para Roger Mayer a faixa "2,000 Pound Bee", da banda norte-americana The Ventures. Impressionado com o som fuzzy do registro, Page sugeriu, no entanto, que seria ainda mais interessante se o fuzz oferecesse uma maior capacidade de sustentação das notas. Dias depois, Roger Mayer bateria à porta do guitarrista trazendo sua versão do efeito. 

Curiosamente, ambos imaginavam que o fuzz da gravação original era de um Maestro Fuzz-Tone, porém, na verdade, o efeito havia sido produzido por uma unidade desenvolvida pelo músico e expert em eletrônica Orville "Red" Rhodes, e cedido para o guitarrista Billy Strange, dos Ventures, durante as sessões de gravação da faixa.

O circuito do pedal de Mayer somente seria lançado comercialmente em 2004, sendo então batizado com o nome de Page-1 "1964-2004".


3) Sola Sound Tone Bender Professional MK II

Tone Bender Professional MKII

Foi usado por Jimmy Page durante o período em que esteve com os Yardbirds (1966-1968), combinado com sua guitarra Fender "Dragon" Telecaster, amplificadores Vox AC30/6 ou Fender Dual Showman e um pedal de wah JMI Vox "Grey" Wah-Wah. Pode ser ouvido em faixas como "Avron Knows" e no álbum Live Yardbirds featuring Jimmy Page.

Depois também seria utilizado com o Led Zeppelin, especialmente em sua fase inicial, aparecendo no primeiro álbum da banda em faixas como "Dazed and Confused", "How Many More Times" e "You Shook Me". Também está presente em faixas posteriores como "Bring It On Home" (Led Zeppelin II, 1969) e "Walking Into Clarksdale" (idem, 1998, Jimmy Page and Robert Plant).


https://www.youtube.com/watch?v=w772GXG5LnE


4) Rotosound Fuzz "Mark III"

Rotosound Fuzz "Mark III"

O Rotosound Fuzz, com 03 knobs, é uma versão do Sola Sound Tone Bender Mark III, que oferece um controle de tonalidade ("treble"). O modelo foi usado por um breve período por Jimmy Page.

É possível conferir o uso do Rotosound em imagens da apresentação do Led Zeppelin no programa Tous En Scène, da TV francesa, em 1969; assim como no disco 1 do registro ao vivo BBC Sessions, lançado em 1997.


Jimmy e seu Rotosound Fuzz "Mark III"

É bom lembrar, no entanto, que Jimmy Page, ao contrário de Jimi Hendrix, por exemplo, não foi um guitarrista que privilegiou o fuzz ao longo da maior parte de sua carreira. Na maioria das vezes, Page preferia obter os efeitos de distorção diretamente de seus amplificadores. Que podiam variar bastante, dependendo do período em questão. Mas isso já é assunto para um outro artigo...


Conheça o livro "EFEITOS para guitarra e outros instrumentos" e acompanhe as nossas postagens no Instagram e no Facebook. Aproveite e se inscreva também no nosso canal no YouTube, acessando o link: https://www.youtube.com/channel/UCuwoQLNMuaRRWNsLCRl8WaQ/playlists?view=1)

Abraços sonoros!!!
Marcos Falcão